26/10/2011

Teatro Brasileiro de Comédia


Inaugurado em 1948, o Teatro Brasileiro de Comédia foi um divisor de águas no teatro e dramaturgia de nosso país. O TBC trouxe ao trabalho teatral, estabilidade, dedicação direcionada e segurança nos projetos.

Marcou o início de uma profissionalização mais profunda no teatro de São Paulo, revelou grandes talentos, como Cacilda Becker, Walmor Chagas, Sérgio Cardoso, Bibi Ferreira, Tônia Carrero, Paulo Autran, Fernanda Montenegro, Ziembinski, Flávio Rangel, Antunes Filhos, Jorge Andrade, Guarnieri, Dias Gomes, entre outros. De 1948 a 1964, apresentou 144 peças, espetáculos de música e poesia, em quase 9.000 representações.

O TBC deslocou o centro teatral do Rio de Janeiro para São Paulo, surgiu com 350 lugares e acompanhou a modernização da cidade. Para concorrer com as salas de cinema, os teatros entraram numa tendência de instalações pequenas e baratas de serem construídas e mantidas. Entre as peças mais marcantes do TBC, podemos destacar “A Voz Humana”(1948) ; “O Mentiroso” (1950) ; “Seis Personagens à Procura de um Autor “(1951) ; “Volpone” (1955); “A Semente” (1961) ; “ Os Ossos do Barão” (1963);
Além do “O Pagador de Promessas” (1958).

Franco Zampari reformou um prédio na rua Major Diogo para a instalação e inauguração do TBC, e a sua primeira contratada foi Cacilda Becker. A segunda reforma ocorreu depois de 1958, com a retirada de duas colunas que atrapalhavam a cenografia do palco. Em 1999, com a iniciativa do empresário Marcos Tideman para reinaugurar o TBC, sua edificação teve a fachada restaurada e entrada ampliada para os tempos atuais dos negócios do entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário